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XXVII SEMAPE
27ª Semana de Pedagogia

   A Semana de Pedagogia realizada pelo Centro Acadêmico de Pedagogia, da Faculdade de Educação (FACED/UFAM), é um evento acadêmico  de destaque que reúne profissionais, estudantes e pesquisadores da área da Educação para promover discussões e reflexões sobre as tendências, desafios e inovações no campo pedagógico.

 

   Com uma programação diversificada, que inclui palestras, mesas-redondas, oficinas e apresentações de trabalhos científicos, a semana proporciona um ambiente rico para o compartilhamento de conhecimento e experiências entre os participantes. Além disso, a Semana de Pedagogia da FACED/UFAM desempenha um papel fundamental na promoção da formação continuada dos educadores e no fortalecimento do debate sobre as questões educacionais que impactam a região e o país como um todo, contribuindo assim para o aprimoramento da prática pedagógica e a construção de uma sociedade mais educada e igualitária.

27, 28 e 29 de Novembro 2024

Faculdade de Educação - FACED

Universidade Federal do Amazonas

Setor Norte

De Ônibus:

616,125 e Integração UFAM (Final da Linha)

352 - Zona Norte/Zona Leste

De Aplicativo

Hall do IFCHS

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INSCRIÇÕES

Estudantes de Pedagogia UFAM e UEA: R$ 10,00

Público geral: R$ 15,00

SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Taxa de Submissão: R$ 20,00

O tema

Raízes e Horizontes: Pedagogia na Amazônia

A 27ª Semana de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), este ano traz o tema "Raízes e Horizontes: Pedagogia na Amazônia". Este evento será um espaço de reflexão e diálogo sobre a importância da educação na construção de uma sociedade mais inclusiva, equitativa e consciente das suas raízes culturais e históricas.

   A Amazônia, com sua rica diversidade étnica e cultural, oferece um cenário único para a Pedagogia, onde as tradições ancestrais e os desafios contemporâneos se encontram. Durante esta semana, exploraremos como as raízes históricas e culturais da região influenciam e moldam as práticas pedagógicas, ao mesmo tempo em que discutiremos os horizontes possíveis para uma educação que respeite e valorize essa diversidade.

   O evento contará com palestras, mesas-redondas, oficinas e apresentações culturais, envolvendo educadores, pesquisadores, estudantes e representantes de comunidades locais. Nosso objetivo é promover uma troca de saberes que enriqueça a prática pedagógica e contribua para a formação de profissionais comprometidos com uma educação transformadora e inclusiva.

Objetivo Geral

Abordar as relações étnico-raciais e a educação na Amazônia requer uma compreensão profunda dos contextos históricos, culturais e sociais que moldam esta região diversificada. Esta perspectiva é vital para desenhar políticas educacionais e práticas pedagógicas que promovam a equidade, o respeito mútuo e a valorização das múltiplas identidades presentes. 

Objetivos Específicos

  • Reconhecer e Valorizar a Diversidade Étnico-Racial na Amazônia: A Amazônia é um mosaico cultural que inclui uma vasta gama de grupos étnicos, como comunidades indígenas, quilombolas, migrantes e uma rica miscigenação de culturas. Reconhecer e valorizar essa diversidade dentro do contexto educacional é essencial para promover uma educação inclusiva que respeite as diferenças e celebre as diversas culturas presentes na região.
     

  • Promover a Reflexão sobre História e Colonialismo: É crucial fomentar debates sobre as marcas do colonialismo e suas consequências nas relações de poder e nas estruturas sociais que ainda se manifestam na Amazônia. A educação deve ser um espaço de descolonização do saber, onde as narrativas históricas são reavaliadas e as contribuições dos povos indígenas e afrodescendentes são reconhecidas e valorizadas.
     

  • Implementar uma Educação Intercultural: Fomentar uma educação intercultural que respeite e integre os saberes e práticas educativas dos diferentes grupos étnico-raciais é fundamental para a construção de pontes de entendimento e respeito mútuo. Isso inclui a inclusão de conteúdos curriculares que reflitam essa diversidade e a adoção de métodos pedagógicos que incentivem o diálogo entre diversas formas de conhecimento.
     

  • Garantir Direitos e Desenvolver Políticas Públicas Inclusivas: Assegurar o direito à educação de qualidade para todas as crianças e jovens na Amazônia exige enfrentar desafios como a acessibilidade, a relevância cultural das práticas educativas e a formação adequada dos educadores. As políticas públicas devem ser direcionadas para atender essas especificidades, garantindo que todos os grupos tenham acesso igualitário à educação.
     

  • Combater o Racismo e a Discriminação: Utilizar a educação como uma ferramenta estratégica na luta contra o racismo e a discriminação, abordando as desigualdades e preconceitos que permeiam as relações étnico-raciais na Amazônia e no Brasil. O objetivo é promover a conscientização, a reflexão crítica e a valorização da diversidade étnico-racial como um pilar cultural fundamental para o fortalecimento da sociedade.
     

  • Integrar Conhecimentos Tradicionais e Práticas Sustentáveis: Os saberes tradicionais dos povos indígenas e das comunidades locais são fundamentais para a sustentabilidade e a conservação ambiental. Incorporar esses conhecimentos ao sistema educacional não só enriquece o currículo, mas também forma cidadãos comprometidos com a preservação do meio ambiente e com o respeito às práticas culturais locais.

Contatos

Email: capefaced@ufam.edu.br
            semapeufam2023@gmail.com

WhatsApp: (92) 98433-5621

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